Estudo de caso administração estratégica
Com base nos dados deste caso as equipes deverão elaborar uma solução em forma de estratégia de como aperfeiçoar o serviço do Projeto Bombeiros para a Vida, objetivando aumentar a coleta de leite materno na área de atuação do HRT (Hospital Regional de Taguatinga).
Para isso as equipes deverão se valer da Matriz FOFA, estudada na primeira etapa deste encontro presencial, fazendo o levantamento dos pontos fortes e fracos do projeto, bem como de suas oportunidades e ameaças, e com base nestes aspectos e buscando o objetivo acima mencionado, desenvolver uma solução que minimize as ameaças, e melhore os pontos fracos e busque também potencializar os pontos fortes e as promover um melhor aproveitamento das oportunidades.
1 - ANÁLISE EXTERNA DO CASO
Variáveis econômicas: renda real da população (padrão de vida);
Geográfica: configuração demográfica (distribuição geográfica da população, mobilidade da população, taxas de natalidade, estrutura familiar e residencial, nível de escolaridade);
Legal: segurança, segurança do produto.
Social cultural: hábitos e atitudes, relacionamentos interpessoais, nível educacional,
Com base na análise das variáveis externas é possível se determinar as oportunidades e ameaças conforme abaixo:
Oportunidade: oferta de leite em abundância para ser coletado e abastecer o banco de leite que estava quase zerado do Hospital de Taguatinga.
Ameaça: o discernimento da população em entender o papel do bombeiro na coleta de leite materno nas residências, não apenas enxergando “um homem a entrar na residência a noite“ mas sim um oficial prestando um serviço importante à comunidade a qual aquela família está inserida.
Leite materno sendo desperdiçado.
Coleta devendo ser realizada 24 horas. 2 - ANÁLISE INTERNA NO CASO
Área de produção: qualidade do produto (leite chegar em condições de ser utilizado posteriormente), capacidade de produção, estoque quase zero, capilaridade de atuação dos