ESTUDO DE CASO 3
Baseado no caso clínico abaixo, nas questões e nos conceitos comentados em aula, o grupo deverá reconhecer os termos utilizados no texto e compreender os principais conceitos do sistema esquelético.
Para acessar o caso completo acesse o link http://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2016-8/pages/47490889
Bibliografia:
JUNQUEIRA, L. C. U. e CARNEIRO, J. : Histologia Básica. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
PEZZI, L., CORREIA, J., PRINZ R., NETO S. Anatomia clínica baseada em problemas. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2011. p.20-21.
Leia o caso clínico, discuta com seus colegas e responda as questões.
Fratura do úmero
Homem, 17 anos, deu entrada na emergência após queda de uma altura de 4 metros (estava pendurado em um coqueiro), com trauma direto do cotovelo ao solo, evoluindo com deformidade local e sangramento. Ao exame físico, constatou-se edema e dor à palpação local, juntamente com pequeno ferimento de pele, com saída de sangue (Figura 4.2.1). Foi solicitada radiografia de cotovelo, que evidenciou fratura intra-articular do úmero distal (Figura 4.2.2). O foco de fratura com o meio externo caracterizou fratura exposta, e o paciente foi encaminhado diretamente ao centro cirúrgico para redução aberta e fixação da fratura mediante colocação de placas e parafusos (Figura 4.2.3).
Questões
1 O úmero é um osso do braço e pertence ao esqueleto apendicular. Sendo assim explique como se divide o esqueleto e que ossos compõem cada divisão.
R= O esqueleto se divide em axial, formado pela cabeça, pescoço e tronco. Que são formados pelos ossos: frontal, parietal, occipital, temporal, etmóide, esfenóide, maxila, zigomático, nasal, lacrimal, palatino, vômer, mandíbula, hióide, vértebras, sacro, cóccix, esterno, costela. Divide-se também em apendicular e cíngulos do membro superior e inferior. Que são