Estudo De Caso 2
Sumário 4
1. INTRODUÇÃO 5
2.1. Geral 6
2.2. Específico 6
3. METODOLOGIA 7
4. REFERENCIAL TEÓRICO 8
4.1. DIAGNÓTICO MÉDICO 8
4.1.2. Pneumonia (Etiologia) 8
4.1.3. Fisiopatologia 8
4.1.4. Manifestações Clínicas 10
4.2. TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA 10
4.3. O PROCESSO DE ENFERMAGEM 12
4.3.1. LEVANTAMENTO DE DADOS 13
4.5. AVALIAÇÃO 17
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
1. INTRODUÇÃO
O Trabalho aqui relatado foi elaborado com o objetivo de demonstrar um estudo de caso proposto pelas acadêmicas do quarto período do Curso de Enfermagem durante o ensino clínico da Disciplina Semiologia e Semiotécnica, ocorrido no período de 01 a 29 de novembro/2013. Sendo que a coleta de dados para o referido estudo se deu no dia 16 de setembro de 2013, onde foi avaliado um cliente internado no Centro de Medicina Tropical de Rondônia - CEMETRON o qual apresenta um diagnóstico de pneumonia. O estudo de caso foi baseado em um cliente com pneumonia, onde esta aguardando o tratamento, onde foram avaliados os principais cuidados voltados para este cliente, bem como verificar a importância do planejamento de assistência implantada pelo profissional enfermeiro(a), o qual tem um papel significativo na assistência desta e de outras patologias.
Com base na pesquisa realizada utilizando-se de artigos científicos e através da literatura podemos observar a importância da patologia e sua fisiopatologia para que através disso possamos elaborar nosso plano de cuidados, dirigidos especificamente às necessidades de nossa cliente.
Com a Sistematização da Assistência de Enfermagem – (SAE), a identificação da situação saúde/doença da paciente através de uma estratégia que subsidiará as ações de enfermagem empregadas a ele de forma a contribuir com a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, possibilitando assim a prestação de uma assistência de qualidade, e de cuidados individualizados, centrados nas necessidades humanas básicas. É de competência do enfermeiro a delegação das