Estudo de caso 2 Philips 1 2
Estudo de Caso: A Philips espia o consumidor
São João del Rei – MG
28 de Agosto de 2015
1. Apresente elementos do ambiente de marketing que justificariam a transferência da empresa de Bruges para a China. Como a Philips teve que se adaptar no ambiente de marketing na cidade de Bruges para poder ser competitiva?
A China possui um crescimento populacional maior que o de Bruges, representanto uma maior oportunidade de crescimento de mercado, ou seja, estamos considerando o macroambiente da empresa.
Podemos analisar também o ambiente econômico que inclui a distribuição de renda, renda média, mudança nos padrões dos gastos, poupança, empréstimos e disponibildiade de crédito. Todo esse ambiente influência no poder de compra e no padrão de gastos das pessoas, considerando Bruges uma cidade que tem o turismo como a principal fonte econômica e a China como sendo uma potência econômica, o fluxo monetário na China é muito maio. Sendo assim, essa região poderia oferecer um mercado com um padrão econômico diferenciado aumentando a oportunidade do mercado.
Além disso, não podemos deixar de considerar a respostas ao ambiente de marketing, pois as tendências podem ditar novas oportunidades. Sendo a China país de localização de grandes empresas que podem ser ditadoras de tendências e considerando um mercado maior que o de Bruges, a resposta poderá ser mais precisa, representando novas oportundiades tanto de mercado, quando oportundiade de sair frente à concorrência.
2. Que tipo de estratégia de crescimento (penetração de mercado, desenvolvimento de produto, desenvolvimento de mercado ou diversificação) se encaixaria as pesquisas desenvolvidas no Centro Experimental do Consumidor? De acordo com as pesquisas realizadas no Centro Experimental do Consumidor a estratégia de desenvolvimento de produto é a que mais se encaixa. A Philips procura maiores vendas mediante o desenvolvimento de melhores produtos para seus