Estudo de caso 1: jorge paulo lemann
Falar em Lemann é contar a história de um grande empreendedor brasileiro, que acredita que o desenvolvimento de um país depende da existência de empreendedores que acreditam e buscam o crescimento profissional.
Outra característica no modo de pensar deste empreendedor é acreditar nas pessoas, valorizando o potencial humano, fazendo com que elas gostem do papel que exercem dentro da empresa, por ter prazer em fazer e de fazer bem feito.
-------------------------------------------------
Estudo de caso 1: Jorge Paulo Lemann
Como economista recém-formado, começou sua carreira profissionalmente em 1960, no banco de investimento Deltac e logo após como estagiário no Credit Suisse, ampliando sua visão sobre o mercado financeiro mundial.
Nessa mesma época, Lemann priorizou sua carreira de atleta profissional no tênis, que foi fundamental pra toda a sua vida, pois através do esporte ele adquiriu valores, como pensar em estratégia e soluções, ganhando autoconfiança para aplicar em outras áreas.
Ao retornar para o Brasil, juntou-se á equipe da corretora de valores Invesco, onde com seu conhecimento estratégico conseguiu juntar um montante de duzentos mil dólares que serviram para se tornar um dos sócios da corretora Garantia, que inicialmente não tinha credibilidade no mercado, mas como a persistência de Lemann e seus sócios em pouco mais de cinco anos eram os maiores operadores de títulos da dívida externa brasileira e futuramente daria origem á criação de um banco, com uma história de muito sucesso.
Nos anos 80, surgiu então a melhor oportunidade para que Lemann mostrasse seu real valor, aproveitando oportunidades na área produtiva para aquisição do controle da Companhia Cervejeira Brahma, ate então a concorrente da Antártica que era líder do mercado, com foco administrativo apenas no produto.
Nessa área, Lemann buscou experiência no exterior, na maior cervejaria do mundo a Anheuser Bush, que em termos gerenciais está a nossa frente, a