Estudo De Caso 06
FATEC – Faculdade de Tecnologia de Mococa
Nome: ________________________________________ Código: ______________
Aeroporto Internacional de Los Angeles decola com nova tecnologia de redes
Atualmente, o que é necessário para ser um aeroporto internacional moderno? O Los Angeles World
Airport (LAWA) esta tentando responder a essa pergunta. O LAWA é um departamento da cidade de Los
Angeles, Califórnia, que é dono e opera os aeroportos internacionais de Los Angeles e de LA/Ontário; o
Aeroporto Van Nuys; o Aeroporto Regional LA/Palmdale. As instalações físicas desses aeroportos e a infraestrutura de TI estavam desatualizadas. A nova geração de aeronaves gigantescas, com asas enormes, não passava na maioria dos portões dos aeroportos do LAWA. Além disso, o departamento precisava de maior poder computacional e de mais recursos de rede para tornar suas operações mais eficientes e convenientes aos viajantes.
Para recuperar sua posição entre os aeroportos internacionais de primeira linha, no final de 2006 o
LAWA começou a atualizar tanto as instalações físicas quanto a infraestrutura de TI do Terminal Tom Bradley, pertencente ao Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX). Os projetos estarão concluídos em 2013. O terminal terá seu tamanho quase duplicado, e todo o aeroporto contará com uma nova rede local Ethernet
(LAN). A rede do LAX está conectada às redes dos outros aeroportos do LAWA.
A gerência do LAWA deseja disponibilizar sua rede para as 70 companhias aéreas que usam seus aeroportos para que gerem receita adicional e cubram os custos. As companhias aéreas serão cobradas por essas tecnologias conforme o uso que fizerem. As grandes organizações possivelmente continuarão a utilizar suas próprias linhas e redes de telecomunicação, mas muitas companhias pequenas irão optar por utilizar a rede do LAWA para evitar os gastos com aquisição e manutenção de sua própria tecnologia.
Cada vez mais, o LAWA recorre à