Estudo De Caso_01

387 palavras 2 páginas
Aula_01

A CONSTRUBASE

A Construbase, uma empresa mundial, de engenharia e construção, enfrentou um terrível baixo astral. Durante dois anos passou por uma queda radical trocando US$ 200 milhões de lucro por US$ 500 milhões em prejuízos. A situação crítica levou à decisão de colocar uma nova equipe de diretores no comando da empresa. O novo presidente empenhouse na reestruturação para redirecionar os esforços e retornar à lucratividade.
Após 02 (dois) anos a Construbase voltou a ser lucrativa. Nesta altura, a diretoria pediu ao presidente para reavaliar a estratégia da empresa, o seu foco global e o conjunto de produtos, serviços e clientes. No decorrer de 01 (um) ano, a estratégia foi reavaliada e os ajustes efetuados. A diretoria solicitou então ao presidente que verificasse se a empresa possuía a tecnologia adequada e os sistemas internos em condições de apoiar e manter sua estratégia. Após uma análise da tecnologia disponível na empresa, os sistemas foram aprimorados e ajustados à estratégia. A diretoria pediu ao presidente uma terceira providência.
Queria saber se a empresa era dotada da estrutura organizacional adequada para implementar e manter sua estratégia. Para realizar a auditoria organizacional, o comitê executivo solicitou ao vice-presidente de RH que analisasse as forças e fraquezas da organização, avaliasse se a estrutura existente era a correta para implementá-la a estratégia e recomendasse as melhorias necessárias. O vice-presidente de RH nomeou uma equipe de assessoria de gerentes que, por sua vez, criou um processo de avaliação utilizando dados coligidos (adir, agrupar, ajuntar, colecionar, grupar, juntar, reunir), de funcionários, clientes e fornecedores. As recomendações resultantes foram entregues à diretoria e as mudanças organizacionais foram implementadas.

1 – Como vocês se comportariam no lugar do presidente para atender às três solicitações da diretoria? 2 – Se você estiver no lugar da VP do RH, como orientaria a equipe de assessoria?

Relacionados