Estudo das ias
IAS 24 - Divulgações de Partes Relacionadas
O objetivo desta Norma é assegurar que as demonstrações financeiras de uma entidade contenham as divulgações necessárias para chamar a atenção para a possibilidade de que a sua posição financeira e resultados possam ter sido afetados pela existência de partes relacionadas e por transações e saldos pendentes com tais partes.
Uma entidade deve aplicar esta Norma para os períodos anuais com início em ou após 1 de Janeiro de 2005. É encorajada a aplicação mais cedo. Se uma entidade aplicar esta Norma para um período que tenha início antes de
1 de Janeiro de 2005, ela deve divulgar esse fato. Esta Norma substitui a IAS 24 Divulgações de Partes Relacionadas (reformatada em 1994). Exemplo prático da IAS 24 é o balanço consolidado de uma controlada em comparativo com seu balanço separado do consolidado. Em uma análise com ambos os balanços é possível detectar as possíveis distorções que podem ocorrer no patrimônio líquido.
IAS 26 - Contabilização e Relato dos Planos de Benefícios de Reforma
Esta Norma deve ser aplicada nas demonstrações financeiras dos planos de benefícios de reforma sempre que tais demonstrações financeiras forem preparadas.
Planos de benefícios de reforma são acordos, pelos quais uma entidade proporciona benefícios aos empregados ou após a cessação do serviço (quer na forma de um rendimento anual ou como uma quantia total) quando tais benefícios, ou as contribuições