Estudo da utilização de uma frota de Veículo Double Deck para uma empresa multinacional de Bens de Consumo
Andresa Regina Ribeiro Lourenço e-mail: Andresareginap@gmail.com
(Orientador: Prof. Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki)
Resumo: O constante desafio do transporte de mercadorias é fazer o melhor uso dos nossos ativos existentes como a infraestrutura e os veículos, sem esquecer-se das questões ambientais que tendem a aumentar ao longo do tempo. Isso vale principalmente para o transporte rodoviário, dado o agravamento de problemas de congestionamentos e de poluição ambiental. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da utilização de uma frota dedicada de veículos double deck, em uma operação de transporte entre uma empresa de bens de consumo e um cliente varejista, ambos líderes em seus segmentos. O estudo irá analisar os impactos nos custos operacionais de entrega e na emissão de dióxido de carbono (CO₂) causados pela inserção da frota dedicada comparado com o cenário atual.
Palavras-chave: Logística; Transporte; Double deck; Meio ambiente.
1
Introdução
Foi adotada a frota dedicada de veículos double deck com intuito de reduzir custos
além da emissão de CO₂, dessa forma foram feitas várias análises e comparações para chegar à conclusão que será mencionada ao final desse estudo.
Para a realização dessa pesquisa, foi escolhida uma operação entre duas empresas líderes nos setores que atuam. O fornecedor é um dos maiores no ramo de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentos, com operações em mais de 100 países. O cliente, uma grande rede varejista, com cerca de 1800 lojas e 149.000 funcionários distribuídos por todo o Brasil.
Para esse estudo foi adotado como objeto de pesquisa uma carreta diferenciada:
Double Deck com sistema Maxiloader, que associada a um cavalo 8x2, carrega 40 paletes de até 1,80m de altura e peso máximo de 800 kg cada um. Segundo o site do desenvolvedor e