ESTUDO DA SOLUBILIDADE DO ÁLCOOL NA GASOLINA
Bruno Vilela¹, Fábio Brandão2, Fernando Prado3, João Vitor Guedes4, Leonardo Santiago5, Michel Bulcão6, Railan Souza7.
Grupo da disciplina Química Geral, Curso Engenharia Mecânica, Universidade Salvador – UNIFACS.
RESUMO
Esse artigo tem por objetivo unir conhecimentos sobre a solubilidade dos compostos com aplicação na determinação de álcool na gasolina. Para alcançar essa finalidade, é de suma importância o conhecimento sobre a polaridade das moléculas de solventes e solutos, perceber também a influência da mesma sobre a miscibilidade das misturas. Mediante orientação do Profº. Jorge Almeida, a equipe responsável pela elaboração desse artigo realizou ensaios em tubos com solutos e solventes, analisando dessa forma, a miscibilidade dos mesmos. Visando um experimento prático e didaticamente retratado no cotidiano dos discentes, a determinação de álcool na gasolina é o intento que exemplifica essa abordagem de estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Solubilidade, polaridade, soluto, solvente.
ESTUDO DA SOLUBILIDADE DO ÁLCOOL NA GASOLINA
1. INTRODUÇÃO
O texto tem a intenção de consolidar a realização prática, fornecendo os principais alicerces de conhecimento que os ensaios tomaram como base. O "ponto de partida" é a ideia de solubilidade que está relacionada com a estrutura da molécula, e de uma maneira mais intrínseca, com a polaridade das ligações.
Segundo MARTINS [3], é possível afirmar que compostos apolares são solúveis em apolares, e que compostos polares são solúveis nos polares, para efeito didático, "o semelhante dissolve o semelhante", portanto a solubilidade depende das forças de atração. Além disso, quando se trata da capacidade de dissolução de um líquido em outro, num sistema homogêneo o termo miscibilidade também poderá ser empregado.
Nesse sentido foi utilizado água, etanol e hexano como solventes, e etanol, hexano, gasolina, óleo e cloreto de sódio como solutos.
2. EXPERIMENTAL