Estudo da Nokia
O seguinte trabalho refere-se a um a um estudo de caso de livre escolha pelo aluno, proposto em sala de aula com a finalidade de desenvolvimento acadêmico.
O caso logístico escolhido se propôs a fazer uma análise dos desafios enfrentados pela Nokia, maior empresa fabricante de celular do mundo, para a reciclagem de celulares descartados e mostra como a logística reversa trouxe vantagem competitiva para a empresa. Por isso relacionamos algumas as atividades de logística reversa desenvolvida dentro da Nokia os resultados que elas produzem e as vantagens competitivas que podem trazer para os negócios da empresa.
1- ESTRATEGIA LOGISTICA X MEIO AMBIENTE
Movida pela necessidade de atingir padrões internacionais de competitividade, a Nokia está mudando de perfil. A empresa vem buscando integrar ao máximo suas operações, com as políticas empresariais modernas, principalmente as que dizem respeito a responsabilidade sócio-ambiental. O objetivo é ganhar escala de produção e capacidade de investimento, com redução de custos operacionais.
No caso da Nokia, a sua ação ao longo da cadeia logística sugere ser um dos grandes fatores de sucesso de seu funcionamento. Outro aspecto fundamental para o sucesso da empresa está na logística de distribuição de sua produção. Apesar de seu negócio principal ser a fabricação de celulares, a empresa um planejamento logístico integrado entre seus distribuidores em todo o mundo.
A logística da Nokia procura eliminar do processo tudo o que não agregar valor para o cliente, a empresa tentar transferir seus produtos com melhor preço, tempo e qualidade. A decisão da empresa em produzir novos produtos é tomada a partir de três objetivos: aumentar a qualidade, reduzir custos e preserva o meio ambiente.
Todos os integrantes da rede da Nokia: indústria, fornecedores, operadoras, distribuidores estão integrados graças ao serviço logístico de abrangência global que a empresa possui.
Ela