Estudo da morfologia litorânea e sua dinâmica da Orla do Bairro Novo, em Olinda-PE.
A geomorfologia costeira é um ramo da geomorfologia com foco nas áreas de influência das grandes massas de água, mares e oceanos, onde seu objeto de estudo está na morfologia litorânea e nos processos de origem e dinâmica existentes nesses locais. Os estudos relacionados à linha costeira são de suma importância para que se tenha um planejamento correto no manejo dessas áreas, seja tanto para uma questão turística, quanto para construção de moradias, atendendo as necessidades daquela população.
Este relatório aborda esta questão num trecho de aproximadamente 2 quilômetros da orla da cidade de Olinda, mas precisamente a orla do Bairro Novo, caracterizada pela alta urbanização, com a presença de residências, estabelecimentos comerciais de âmbito turístico (hotéis, bares, restaurantes e casas de festas). A morfologia existente atualmente nesta área da orla da cidade é muito presente a ação antrópica, causando até desequilíbrio ambiental local.
Referencial teórico aplicado à área de estudo- Geomorfologia Costeira
A geomorfologia costeira é um ramo da geomorfologia com foco nas áreas de influência das grandes massas de água, mares e oceanos, onde seu objeto de estudo está na morfologia litorânea e nos processos de origem e dinâmica existentes nesses locais (CHISTOFOLETTI, 1980). Mas que também pode ser observado outros aspectos como: as ondas, marés e correntes marítimas dando feições como falésias, baixos atóis de coral, praias e sistemas de dunas.
Ao ver de muitos estudos relacionados à geomorfologia costeira, sempre leva a ideia de risco, como por exemplo, no Brasil, mas precisamente na costa litorânea do Nordeste brasileiro, onde as moradias foram construídas muito próximas à linha de praia, consequentemente oferecendo riscos à população residente e a própria orla, muitas vezes urbanizada, com avenida beira mar, calçadões, equipamentos de musculação e etc.
Com os estudos geomorfológicos costeiros, estão sendo