Estudo da deformação da borracha
Fundação Paulista de Tecnologia e Educação
Av. Nicolau Zarvos,1925, Jardim Aeroporto, CEP 16.401-371-Lins-SP
Fone (014)3533-3200 Homepage: www.unilins.edu.br e-mail: fpte@fpte.br
DEFORMAÇÃO SEMI ELÁSTICA DA BORRACHA
NOMES:
CARLOS LEANDRO ID:301687
LUCAS RELVA ID:207911
DANIEL HENRIQUE ID:302301
MARCIO HUMBERTO ID:301720
MARIO SERGIO ID:301122
FABRICIO BRAGA ID:301491
LINS, 2013
Sumario
Materiais utilizados
Objetivo
Introdução teórica
Tabelas
Cálculos e resultados
Objetivo
Revisão ibliográfica
Materiais utilizados:
- Régua
- Pesos
- Borracha
- Suporte
- Balança
- Papel milimetrado
Objetivos:
Esse experimento tem como objetivo a determinação da deformação deuma borracha, por meio da analise gráfica,medimos o tamanho inicial da borracha aplicamos pesos e medimos:
Após aplicarmos pesos, medimos a sua deformação, e depois de retirarmos todos os pesos mediremos a sua deformação elástica, ou seja, depois de retirarmos o peso, a borracha não retorna ao seu estado inicial,ou seja, o seu comprimento não será mais o mesmo, ocorrerá uma deformação elástica não linear,como mostraremos no experimento a seguir.
Introdução teórica
Os materiais podem sofrer deformações quando submetidos a uma força de tensão. Se a quantidade de força aplicada não ultrapassar o limite de elasticidade, a deformação terá um caráter elástico e o material retornará à sua forma original após a retirada da força. Neste regime são necessárias grandes variações da força aplicada para produzir pequenas deformações elásticas. Se a força aplicada ultrapassar o limite de deformação elástica, o material sofrerá uma deformação que não será mais reversível sendo denominada