Estudo da Coagulação
1- Em que consiste a Hemostasia?
Compreende um conjunto de mecanismos que visam interromper a perda continuada de sangue. A hemostasia é o resultado da ação conjunta de três mecanismos principais e independe da causa da lesão do vaso sanguíneo, que pode ser consequência de trauma, infecção, rotura espontânea ou da secção cirúrgica planejada.
2- Quais são os mecanismos que estão envolvidos na Hemostasia?
Os três mecanismos da hemostasia são:
(1) resposta vascular, (2) atividade plaquetária e (3)coagulação do sangue.
3- De que forma as plaquetas participam da Hemostasia?
Quando as plaquetas ou trombócitos entram em contato com os tecidos, na parede do vaso lesado, aderem à região da injúria e agregam-se a outras plaquetas, formando um tampão plaquetário, que busca obstruir a lesão vascula
4- As plaquetas se agregam umas às outras para formarem o tampão plaquetário da coagulação.Que outros fatores são essenciais para que a aderência ocorra?
A primeira reação das plaquetas em contato com superfícies não revestidas por endotélio, mesmo que de natureza biológica, é a adesão. O contato ativa as plaquetas que, imediatamente, aderem à superfície não endotelial. A seguir, as plaquetas entumescem, assumem formas irregulares com prolongamentos ou pseudópodos, tornam-se pegajosas, secretam e liberam grandes quantidades de produtos, dentre os quais o difosfato de adenosina (ADP), a serotonina e o tromboxano A2. A presença da trombina contribui para acelerar a agregação das plaquetas, enquanto o tromboxano A2 atua sobre as plaquetas próximas, agregando-as às plaquetas anteriormente ativadas, para continuar a formação do grumo plaquetário.
5- A COAGULAÇÂO do sangue se desenvolve em 3 estágios fundamentais,também chamados de “Cascata da Coagulação”. Que estágios são esses?
A formação do coágulo ocorre em três etapas principais:
a. Um complexo de substâncias, denominado ativador da protrombina, é