Estudo da cadeia produtiva do Arroz
ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO ARROZ
PROFESSOR ORIENTADOR:
JANETE STOFFEL
ACADÊMICOS:
FÁBIO ALEXANDRE KIEFER
JOSEMAR FRANCISCO REGHELIN
Horizontina/RS
Abril de 2011.
SUMÁRIO
RESUMO
O arroz é um produto que está inserido na economia mundial por ser consumido em todos os países de todos os continentes, tendo como maior concentração da sua produção no continente Asiático, tendo como maiores produtores mundiais a China com uma produção estimada de 139 milhões de toneladas e a Índia com 95 milhões de toneladas na safra 10/11.
Será um grande desafio para os produtores mundiais de alimentos produzirem o suficiente para atender a demanda mundial nos próximos anos, sendo que temos a previsão de um aumento significativo na população mundial. Para isso será de muita importância as governanças mundiais darem seu apoio, subsidiando e investindo em tecnologia para produzir mais sem ampliar as áreas plantadas.
A produção do arroz no Brasil é distribuída em áreas menores, sendo que existem muitos produtores com áreas menores, assim eles estão organizados em cooperativas. As áreas da região sul do estado estão localizadas em terras provindas de uma fonte rica em lenços aquáticos que favorecem o alagamento do terreno.
Na china a produção ocorre em terras acidentadas, onde a água da chuva é totalmente aproveitada, devido a grande população, as áreas precisam ser aproveitadas ao máximo, já que a China possui a maior produção mundial, além de ter o maior consumo.
O arroz é um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico. É alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas. A lavoura orizícola tem grande importância econômica para o Brasil, representando aproximadamente 6,7% do valor bruto da produção agrícola nacional. Apenas a soja, milho, café e cana-de-açúcar têm valor bruto maior do que a orizicultura
Palavras-chave:
Brasil, orizicultura, sistemas de cultivo.