Estudo Comparativo dos Sistemas de Custeioa
5638 palavras
23 páginas
UNIFIN – UNIÃO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE NEGÓCIOSFaculdade São Francisco de Assis
Programa de Graduação em Ciências Contábeis
Pedro Sérgio Mendes Leite
Estudo comparativo dos sistemas de custeio
Porto Alegre 2008
UNIFIN – UNIÃO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE NEGÓCIOS
Faculdade São Francisco de Assis
Programa de Graduação em Ciências Contábeis
Pedro Sérgio Mendes Leite
Estudo comparativo dos sistemas de custeio
Artigo apresentado à UNIFIN – Faculdade São Francisco de Assis como parte dos requisitos para a obtenção do título de graduado em Ciências Contábeis.
Orientador: Prof. Ms. Paulo Roberto Pinheiro
Porto Alegre 2008
ESTUDO COMPARATIVO DOS SISTEMAS DE CUSTEIO
Pedro Sérgio Mendes Leite1
RESUMO
Nos dias atuais a gestão de custos é uma preocupação constante nas empresas, sendo impulsionada nos últimos tempos em função da escassez de recursos e concorrência cada vez mais acirrada. Sendo assim este artigo visa ser uma ferramenta auxiliar aos gestores prestando informações sobre custos e sistemas de custeio. Para atingir o objetivo proposto efetuamos uma revisão das principais conceituações de custos e dos sistemas de custeio mais utilizados, apontando suas vantagens e desvantagem e efetuando uma comparação entre estes. O artigo contará com uma abordagem mais detalhada sobre o sistema de custeio ABC (Activity Based Costing), o qual tem sido apontado por diversos estudiosos como um sistema de custeio mais completo, além de ser uma ótima ferramenta de auxilio a tomada de decisões gerenciais.
Palavras-chave:
Custos - Sistemas de Custeio - ABC.
INTRODUÇÃO
Com a recente abertura de nosso mercado e a globalização das economias percebeu-se a necessidade de administrar os negócios de forma mais detalhada. Com o aumento da concorrência (além das