Estudo caso plastix
Plastix PLC
A Plastix PLC é uma das mais lucrativas manufaturas de utilidades domésticas plásticas da Europa. A fábrica sueca faz uma faixa de 300 produtos que são vendidos a atacadistas e a grandes varejistas por toda a Europa. A empresa oferece entrega do estoque de todos os itens, e despacha em 24 horas, a partir do recebimento do pedido, através de um transportador internacional respeitável; com base nisso, os consumidores esperam receber suas solicitações em uma semana.
Preocupados com o declínio da confiabilidade de entrega, com níveis crescentes de estoque de bens acabados e com queda de produtividade (aparentemente, resultante de "lotes divididos" onde somente parte do lote de produção planejado é produzido para superar faltas imediatas), o Diretor Gerente, Laas-Uno Duman, empregou consultores para fazer uma completa revisão de operações. Em 1º de setembro de 1993, um inven¬tário do estoque físico total foi feito; uma amostra de 20 produtos é mostrada na Tabela 12.10.
A Plastix usa produção por lotes e processos de in¬jeção em moldes; a preparação de máquina típica (para troca de produtos nas máquinas) leva quatro horas cus¬tando aproximadamente £400. Devido à atual grande demanda de produtos plásticos, a fila de trabalho para reabastecimento de estoque atualmente é em média de oito semanas, e assim todos os pedidos da fábrica de¬vem ser planejados com pelo menos oito semanas de antecedência. As quantidades de ressuprimentos reais (veja Tabela 12.10) são sempre estabelecidas pelo De¬partamento de Estimativas, quando cada novo produto é projetado e os custos de manufatura são estabeleci¬dos, baseados nas estimativas do Marketing de de¬manda provável. Todavia, para minimizar os custos de troca e maximizar a utilização de capacidade, todos os produtos são agora planejados para uma corrida de pro-dução mínima de 20 horas, com níveis de ressuprimen¬tos baseados nas vendas médias das 13 semanas anteriores. Cerca de 20% dos produtos (por