Estudo Caio Prado
1- Para o autor cada povo tem um sentido de evolução que pode ser modificado. No caso português, o que teria sido modificado e quando?
Segundo Prado Júnior, o sentido de evolução português é modificado "no alvorecer do século XV", quando tem início a expansão marítima. O autor ainda afirma que "Portugal vai se transformar num país marítimo; desliga-se, por assim dizer, do continente e volta-se para o oceano que se abria para o outro lado".
2- Por que estudar o Brasil no período colonial é importante na concepção do autor?
Para o autor, estudar este período da história do Brasil se faz importante para compreender as mudanças no cenário da época, pois o processo de colonização da América como um todo apresentou um novo continente ao mundo, integrando-o em uma nova ordem onde a Europa surge como dominante do mundo moderno.
3- Qual deslocamento ocorreu com a expansão marítima do século XV e quais suas consequencias?
Com a expansão marítima veio o deslocamento europeu rumo ao oriente (principalmente às Índias, onde se encontravam especiarias). Tal deslocamento, pelos portugueses, se dava por navegação de cabotagem pelo continente africano, uma maneira segura de alcançar o destino ao oriente. Os espanhóis optariam por outra rota e acabariam, acidentalmente, por descobrir o continente americano, seguidos pelos portugueses.
4- Qual a mudança que o termo colonização sofre no século XVI?
Até o século XV, o termo colonização, para os europeus, não englobava a ocupação do território com o objetivo de povoamento. Até o momento apenas o comércio interessava, por meio do estabelecimento de feitorias. Porém, com a descobrimento da América a situação se mostra diferente por se tratar de um território "primitivo" habitado por uma rala população indígena, as feitorias não seriam suficiente. Foi preciso ampliar estas bases, criar um povoamento capaz de abastecer e gêneros que interessavam seu comércio. Daí surge a ideia de povoar, modificando o