Estudo biblico
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" ( Jo 4:23 )
O que é necessário para adorar a Deus em espírito e em verdade? É necessário ser gerado de Deus, pois somente os nascidos do Espírito são espirituais e verdadeiros “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” ( Jo 3:6 ); "E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações" ( 1Jo 3:19 ).
Para adorar a Deus é necessário ao homem ser espiritual, e para ser espiritual é necessário ser nascido de Deus. Todo aquele que crê no Filho de Deus alcança a filiação divina ( Jo 1:12 ), pois aos que creem é concedido poder para serem feitos filhos de Deus: verdadeiros e espirituais ( Ef 4:24 ).
Todos os que creem no Unigênito Filho de Deus que foi enviado ao mundo nascem de novo ( Jo 3:16 ; Jo 3:5 ), pois Cristo é Espírito vivificante, o último Adão ( ICo 15:45 ), e todos que dele são gerados, são tal qual Ele é neste mundo “O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais” ( 1Co 15:48 -49; 1Jo 4:17 ).
Somente os filhos de Deus, aqueles que são gerados segundo o último Adão, podem adorar a Deus em espírito e em verdade, pois somente os filhos de Deus são espirituais e estão naquele que é verdadeiro ( 1Jo 5:20 ). Diante desta verdade o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso demonstrando que eles foram criados segundo Deus em verdadeira justiça e santidade “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” ( Ef