Estudo biblico
27-02-2013
Jeremias 3
Infidelidade do Povo
- Ó Israel infiel, volte para mim. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Sou bondoso e por isso não ficarei com raiva de você, não ficarei irado para sempre. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Basta você reconhecer que é culpada e que se revoltou contra o Senhor, seu Deus. Confesse que debaixo de todas as arvores que dão sombra você deu o seu amor a deuses estrangeiros e não obedeceu. Eu, o Senhor, estou falando. Jr 3.11-13
O texto fala sobre a traição do povo de Israel e de Judá, que mesmo sabendo que era errado, idolatrou imagens, árvores e pedras.
No texto Israel é comparado com uma prostituta. Porém mesmo assim Deus é tão maravilhoso, tão bondoso, misericordioso que aceita o seu povo de volta desde que eles reconheçam que pecaram e peçam perdão verdadeiramente.
O texto faz uma comparação à mulher que deixa seu marido para se casar com outro, o marido não pode mais se casar com essa mulher, pois isso mancharia a terra de Israel, porém Deus nos ama e nos perdoa, nos aceita de volta a sua casa.
Também em Jeremias 3.19 a palavra diz que Deus quer aceitar Israel como filho e lhe dar uma terra agradável, a terra mais linda do mundo. Pensei que você ia me chamar de pai e que nunca me abandonaria. (Jr 3.19)
Se trouxer o texto para o dia de hoje, podemos nos comparar a Israel, pois somos falhos e muitas vezes traímos a Deus, e após percebemos o erro que comentemos temos medo de voltar ao pai, temos medo de ser repreendido e de não ser aceito de volta.
A palavra e clara quando diz :
Sou bondoso e por isso não ficarei com raiva de você. (Jr 3.12)
Se nos arrependermos pedirmos perdão e fizer o possível para viver uma vida segundo o coração de Deus, estaremos de volta ao pai.
Não devemos ter medo da rejeição, homens pode nos rejeitar, mas Deus não.
Exemplos disso está na própria igreja principalmente em grupos de jovens.
O jovem vai para igreja e depois de um tempo acaba sendo atraído pelos