ESTUDO BIBLICO
Texto:
"Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno." I Jo 2:14
O Texto de João demonstra que tanto pais como filhos devem ter um conhecimento de Deus e de sua Palavra. Esta Palavra é que possibilita a Família viver em comunhão com Deus e conseqüentemente uns com os outros. A Palavra de Deus é uma fonte que jorra constantemente renovando nossas forças, produzindo santidade (Jo 17:17), sendo nossa bússola de orientação neste mundo. Deus se revelou através da Palavra Escrita (2 Tm 3:16; 2 Pe 1:21). O que conhecemos dele e de sua vontade pra com o lar estão nela. Por isso, ela é Palavra autoritativa e insubstituível para a Família que queira viver em comunhão com Deus.
I - BASE BÍBLICA PARA A FAMÍLIA
1) É uma instituição divina - Deus é testemunha do relacionamento firmado quando do casamento (Ml 2:10,14). Sua vontade é que o homem honre esta aliança que desde o princípio fora estabelecida por Ele (Gn 2:24). Ao formar o lar Deus estava dando ao homem a possibilidade de se completar enquanto pessoa (Gn 2:23) e também de ter uma herança abençoada de filhos (Sl 128:3).
Hoje querem deturpar o modelo estabelecido por Deus. Homens e mulheres se entregam ao pecado, e como fruto disto vivem colhem a recompensa do seus erros (Rm 1:26,27). A Igreja é defensora desta instituição, e não abre mão de lutar para que os lares possam ser formados segundo o plano de Deus.
2) Tem orientações sobre sua conduta e papéis - Por todo Novo Testamento encontramos o relato de famílias como alvo da dos propósitos de Deus (Lc 2, At 10). O próprio Cristo é relatado diversas vezes junto com sua família (Mt 12:46-50). Cristo dedicou sua vida em abençoar as famílias e livra-las de seus sofrimentos.
Encontramos nas epístolas recomendações sobre o casamento (I Co 7:1-28), sobre o