Estudo 7: a lei de deus
1. Será que Deus realmente escreveu os Dez Mandamentos?
“E deu a Moisés … as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus”. “E aquelas tábuas eram obra de Deus, também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas” (Êxodo 31:18, 32:16).
R: Sim, o grande Deus do céu, escreveu os Dez Mandamentos em tábuas de pedra com Seu próprio dedo.
2. Qual é a definição de Deus sobre o pecado?
“Pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4).
R: Pecado é violar a lei de Deus, os Dez Mandamentos. Sendo que a lei de Deus é perfeita (Salmo 19:7), ela abrange todos os pecados possíveis. É impossível cometer um pecado que não seja condenado por pelo menos um dos Dez Mandamentos de Deus. Os mandamentos envolvem “…o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13). Nada é deixado de fora.
3. Por que Deus nos deu os Dez Mandamentos?
“o que guarda a lei, esse é bem-aventurado” (Provérbios 29:18). “FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz” (Provérbios 3:1, 2).
Resposta:
A. Para nos guiar a uma vida feliz e abundante.
Deus nos criou para desfrutarmos de felicidade, paz, longa vida, contentamento, realizações, e todas as outras bênçãos, para a qual os nossos corações atentam. A lei de Deus é o mapa que aponta o caminho certo a seguir, a fim de encontrarmos essa verdadeira e suprema felicidade.
“Pela lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20). “Eu não conheci o pecado senão pela lei, porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás” (Romanos 7:7).
B. Para nos mostrar a diferença entre o certo e o errado.
A lei de Deus é como um espelho (Tiago 1:23-25). Aponta irregularidades na minha vida como um espelho aponta a sujeira no meu rosto. A única maneira possível para uma pessoa saber se está pecando é verificar cuidadosamente a sua vida pelo espelho da lei de Deus.
“E o