Estudioso de exatas
1.1 Alumínio
O alumínio é o elemento mais abundante na crosta terrestre , não e encontrado na sua forma pura na natureza, sempre na forma combinada.
O metal é muito reativo, mais é protegido por uma fina camada transparente de oxido que forma rapidamente no ar . O primeiro milhão de tonelada de produção anual de bauxita foi atingido em 1917, quase no final da Primeira Guerra Mundial .
1.2 Obtenção
O alumínio e obtido a parti do minério bauxita, o processo de transformação ocorre em três etapas.
1. Mineração: A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio).
2. Refinaria: A alumina precisa passar por uma purificação, é então dissolvida em soda cáustica e logo após passa por uma filtração. Um pó branco de alumina pura é obtido e enviado à Redução.
3. Redução: Esta última etapa permite a obtenção de alumínio através de eletrólise. A passagem de corrente elétrica na célula eletrolítica promove a redução da alumina, decantando o alumínio metálico no fundo da célula e o oxigênio liberado reage com o ânodo de carbono, formando dióxido de carbono.
1.2 Formula:
• Nome: Alumínio
• Número Atômico: 13
• Símbolo Químico: Al
• Configuração Eletrônica: [Ne]3s13p1
• Abundância: o Terra: 8.2x104 ppm o Sistema Solar: 3.3x106 (rel. a [H]=1x1012)
1.3Produtos derivado de alumínio: Muito usado na fabricação de aviões, na construção civil, fabricação naval, peças de diversos tipos, utensílios domestico entre muitos outros.
2.1 Características físico-químico:O alumínio e um metal flexível, o que torna perfeito para tudo, desde preservação de alimentos a telefones celulares e aviões , e um metal de numero atômico 13, e massa atômica ponderada 27u, é um metal leve e ótimo condutor de calor e eletricidade, muito usado na fabricação de fios de alta tenção e aparelhos eletrônicos.
-Capacidade de refletir a luz e ondas de