Estude de Caso
No texto “Todo negócio diz respeito a informações” o autor e professor em Gestão de Informação Michael John Earl expõe suas idéias sobre os caminhos que traçaram e que irá caminhar o desenvolvimento dos sistemas de informação, com um olhar otimista.
Em primeiro momento se preocupa em exemplificar a transição entre a era industrial para a era da informação. Faz assim usando de eventos marcantes na história e em que a informação foi utilizada como recurso. Inicia assim sua lógica de raciocínio que levará o leitor de seu artigo a entender como dados, através de sua metamorfose em informação e conhecimento, receba o status de bem de valor.
De fato não só os momentos históricos fizeram a informação ter valor de recurso, como também o dia-a-dia de qualquer negócio. Assim esse recurso pesa nas decisões, estratégias e políticas de cada empresa. A informação como recurso dilui a estrutura tradicional das fusões entre empresas e torna difícil o discernimento das operações em vertical ou horizontal.
Para criar um recurso com valor elevado existe uma cadeia de transformação da informação em produto. O autor deixa claro que mesmo o manuseio da informação é suficiente para que este recurso agregue valor. Claro que é necessário que este recurso esteja em coordenação aos sistemas, tecnologias e gestão. Faz alusão a um processo interligado de processamento da informação produzida em todas as etapas da cadeia produtiva de uma empresa, processo este benéfico para a saúde financeira de qualquer negócio.
O texto entra em méritos que podem ser entendidos ao que é o Business Process Reengineering (BPR), fenômeno que gerencia como as mudanças na tecnologia de informação podem manter a competitividade entre as empresas. Esse sistema de readequação dos processos de coleta, organização, seleção, síntese e distribuição da informação será o responsável pelo maior valor do recurso criado.
A leitura adicional sugerida pelo autor é mais