Estude de caso siemens
ESTUDO DE CASO: SIEMENS
FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS 2008
ii
ALESSANDRA BALIEIRO CLAUDIO SANTOS DANIEL BERBEL ELISABETE OLIVEIRA
ESTUDO DE CASO: SIEMENS
Relatório de Pesquisa apresentado à disciplina de Gestão Empresarial, do curso de Administração de Empresas da Faculdade Campos Elíseos (FAESP), como exigência parcial para a conclusão do semestre. Prof(o) Ms. Nelson Karsokas.
FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS 2008
O ESTUDO DE CASO.
Este estudo de caso tem como objetivo fazer uma abordagem crítica sobre o processo de revisão da estratégia de Gestão de Pessoas da empresa Siemens, multinacional alemã com atividades no Brasil desde 1905 e que conta atualmente com 10 fábricas, 13 escritórios regionais de vendas e dois representantes no exterior. Esta abordagem visa apontar os pontos fortes e fracos desta estratégia e apresentar a visão do grupo em relação ao processo estabelecido para condução da política de Recursos Humanos da Siemens.
2
2. ÁNALISE CRÍTICA
Com a abertura de mercado ocorrida em vários setores da indústria brasileira em 1990, a Siemens, que possui uma grande diversidade de produtos e serviços diagnosticou a necessidade de melhorar sua estratégia de negócios. Principalmente a sinergia entre as unidades de negócios da empresa, pois foi verificada dificuldade de interação entre elas, o que possivelmente iria atrapalhar o desenvolvimento interno da empresa, já que seu ponto forte de atuação junto ao mercado é a oferta de soluções e não a venda isolada de produtos. Em função desta analise, ficou claro que a empresa precisava trabalhar competências diferentes das identificadas em seu quadro funcional para adaptar-se melhor ao cenário que se desenhava. Havia na empresa um grupo de trabalhadores altamente preparados tecnicamente para desenvolver um plano de adaptação deste capital intelectual da empresa ao cenário vigente, adequando sua capacidade técnica a demanda do