estudar
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações.
Conotação é a associação subjetiva, cultural e/ou emocional, que está para além do significado estrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito. Além da sua denotação, o sentido referencial, literal, cada palavra remete a inúmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que são apenas sugeridos, evocando outras ideias associadas, de ordem abstrata, subjetiva. É o sentido de palavras em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto.
O que é linguagem conotativa? E denotativa?
Linguagem conotativa é a linguagem simbólica, figurada, utilizada principalmente em textos literários. Quando dizemos "meu coração está em chamas", estamos utilizando o sentido conotativo, figurado, para expressar um sentimento. Veja exemplos de linguagem conotativa:
Aquela garota é um furacão!
Nesse caso, furacão funciona como um adjetivo para aquela garota, significando que era é uma pessoa ousada, de personalidade forte.
“Os violões descem a rua, misturando a música e os passos nas pedras.” (Cecília Meireles)
Aqui, violões substitui violonistas. A mistura da música e dos passos nas pedras pode sugerir que a rua inteira está soando musicalmente.
A linguagem denotativa é o emprego da palavra em seu sentido real, denotativo, ou seja, da forma como ela geralmente aparece no dicionário. A denotação é própria da linguagem informativa, uma vez que textos dessa natureza pedem informações claras, objetivas e exatas. Exemplos:
“Israel deveria apoiar a criação do Estado palestino.” (Folha de S.Paulo)
Um furacão atingiu os EUA e ocasionou devastação. – Nesse caso, a palavra furacão é usada em seu sentido real.