Estudar As Rochas
As casas são construídas de ladrilhos, cimento, madeiras, etc. Da mesma maneira, as montanhas, os vales e as planícies da superfície terrestre são formados por rochas de diferentes tipos. As rochas são o elemento sólido que dá forma à crostas terrestre como se fosse um verdadeiro material de construção. O modo como o “edifício” da Terra é construído determina a distribuição dos recursos naturais na superfície da terrestre e, consequentemente, a maneira pela qual podem ser aproveitados. São três os tipos de rochas existentes. Vejamos cada uma delas:
Rochas Magmáticas
Essas rochas são resultantes da solidificação ou consolidação do magma – daí o nome rochas magmáticas. Elas também são conhecidas como rochas ígneas, pois tiveram origem em ambiente de elevada temperatura (a palavraígnea vem do latim igni: fogo).
O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra, como comprovam as erupções vulcânicas.
A solidificação do magma pode ocorrer de duas maneiras: na superfície (ou quase à superfície) e no interior da Terra.
- Resfriamento Superficial: O magma que chega à superfície sofre rápido resfriamento, pois a temperatura da superfície terrestre é bem menor do que a dele.
O resfriamento rápido não permite que se formem grandes cristais no processo de formação da rocha.
As rochas magmáticas assim formadas recebem o nome de rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas (a palavraextrusiva está relacionada à “exterior”, “fora de”). É o caso, por exemplo, da lava vulcânica, que se solidifica na superfície da Terra ao ser expelida por um vulcão.
O exemplo mais comum desse tipo de rocha é o basalto, abundante em várias regiões do planeta. Ele é utilizado como paralelepípedo para calçamento de ruas. Quando partido em pequenos pedaços, o basalto é utilizado como pedra britada pela construção civil.
- Resfriamento em Profundidade: Quando o magma, em seu movimento de ascensão à