Estudante
(Noções Básicas Teóricas e Práticas de Canto.)
PROFESSOR: Wlad Borges
CRIS DELANNO
2ª Edição
Rio de janeiro
2012
Cuidados Básicos com a voz
Antes de entrar na parte técnica, é interessante a gente saber como cuidar da nossa voz para mantê-la sempre saudável. Ai vão algumas dicas:
SIM:
Bom sono e repouso – toda musculatura precisa descansar para ter um bom desempenho. As suas cordas vocais se recuperam dos desgastes energéticos através do descanso.
Alimentação leve e variada – você vai precisar de bastante energia e elasticidade para cantar, assim como um atleta. Comida muito pesada não combina.
Aquecer as cordas vocais antes de cantar – você já reparou que todo jogador se aquece antes de entrar em campo ou quadra?
O motivo é o mesmo pelo qual quem usa a voz deve se aquecer também: evitar uma distensão.
Relaxar as cordas vocais após o canto – Para poder ter um melhor repouso da musculatura.
Desenvolver musicalidade e percepção musical – é muito importante que você tenha condições de julgar quando está afinado, e para isso o estudo de qualquer instrumento e de percepção musical pode ajudar muito.
Ingerir muita água à temperatura ambiente – as cordas vocais devem ser mantidas hidratadas. Procure beber pelo menos, dois litros de água por dia. Em relação à temperatura, encher o copo de gelo vai contrair as cordas vocais, tirando toda a elasticidade; além disso, o choque térmico pode causar uma eventual irritação.
Voz falada impostada, saudável e articulada – mesmo os cantores profissionais falam no dia-a-dia mais do que cantam (ainda que evitem o uso excessivo). A voz falada saudável é essencial para quem canta; se bem articulada, evita os ataques vocais, que lhe são bastante prejudiciais.
Usar roupas confortáveis – Quando você for cantar, evite roupas muito apertadas, principalmente no tronco, o que dificultará a respiração e o apoio (estes assuntos serão vistos mais adiante).
Fazer exercícios vocais