Estudante
• Objetivo: Medir percentualmente cada componente em relação ao todo do qual faz parte, e fazer as comparações caso existam dois ou mais períodos.
a) O grupo no ativo que tem maior participação percentual é o permanente com (46% e 55%) enquanto no passivo é o Patrimônio Líquido (54% e 63%).
b) em 19X0 a empresa trabalha com 46% (25% +21%) de capital de terceiros e 54% de capital próprio. No ano de 19XI a situação melhorou, ou seja, trabalha com 36% de capital de terceiros e 64% de capital próprio;
c) poderíamos efetuar comparações entre os resultados obtidos no ativo e no passivo. Exemplo em 19XI:
• O Ativo Circulante (bens e direitos de curto prazo) representa 40% do total do Ativo, enquanto que o Passivo Circulante (obrigações de curto prazo) representa 22% do total do Passivo.
d) poderíamos, também, destacar um grupo do ativo e fazer a análise em separado.
NOTAS:
a) o lucro líquido do exercício corresponde a 4% das receitas, logo 96% das vendas foram consumidas por custos e despesas;
b) o lucro bruto corresponde a 40% das vendas, enquanto as despesas operacionais consumiram 31% do total das vendas;
c) o lucro operacional líquido corresponde a 6% das vendas.
RESUMO ANÁLISE VERTICAL
É a participação relativa de cada item no total, ou seja, a “composição” percentual de uma demonstração financeira decorrentes da própria fonte de que se utiliza.
• Mostra a importância percentual de cada conta em relação a demonstração financeira analisada.
No Balanço
- base no valor total do Ativo Total para o valor do Ativo Circulante, Realizável Longo Prazo e Ativo Permanente.
- Verifica-se o percentual do Passivo Circulante, Exigível a Longo Prazo e Patrimônio Líquido em relação ao passivo total.
Na DRE
- base no valor das Vendas Líquidas, para a proporção nos principais itens da demonstração, como lucro bruto, despesas administrativas, e gerais, vendas, financeiras, depreciações, lucro operacional, receitas e despesas não