Estudante
a) Afirmação de Thomas Paine “Está em nossas mãos recomeçar o mundo outra vez”
R→Ao afirmar que “Está em nossas mãos recomeçar o mundo outra vez” Thomas Paine quer dizer que só podemos reiniciar o mundo através da escrita, resgatando a memória, e reproduzindo o passado de maneira crítica através da história.
b) O contexto do filme Narradores de Javé
R→No contexto do filme "Narradores de Javé", o resgate através da história escrita iria possibilitar que Javé continuasse existindo na memória das pessoas que ali viveram e das gerações futuras, porque apesar da destruição e desaparecimento iminentes, a memória e a história da cidade de Javé estariam para sempre presentes nos livros de história.
Questão 03: Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão do homem (Jacques Le Goff) comente a afirmação acima, tendo em vista a analise de Hobsbawm a cerca do bom e do mal historiador.
R→ Para Hobsbawm o bom historiador produz uma história crítica parcial e isenta da história, vê diferenças e semelhanças e não se baseia em modelos. O mau historiador distorce sistematicamente a história, alia-se ao poder, passando uma imagem idealizada e reducionista.
A afirmação de que “Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão do homem” tendo em vista a analise de Hobsbawm, acerca do bom e do mau historiador significa dizer que o coletivo ao invés de se afastar dos fatos históricos devem se aproximar deles para não propiciar o aparecimento de heróis (maus historiadores) e assim libertar-se da manipulação dos donos do poder . Baseando-se no passado da criação dos heróis que por si só foram “taxados” por causa de uma figura que era apenas símbolo representativo, podemos concluir que a união de pensamentos coletivos foi o fator chave na história para que a liberdade seja uma luta progressiva contra as doutrinas