Estudante
Todo novo colaborador precisa de instruções sobre o local de trabalho, normas e procedimentos da empresa, políticas e processos. A maioria das empresas adota programas de Orientação de Novos Funcionários, para o repasse de informações, que podem abranger desde orientações sobre instalações, localização de equipamentos, locais de livre acesso ou acesso restrito, áreas comuns, até políticas de administração de pessoal, contrato de trabalho e outras regulamentações. Esse formato visa informar, mais do que integrar.
Um Programa de Integração envolve muito mais do que o mero repasse de informações. A diferença entre um programa de Orientação e um de Integração de Novos Funcionários é a mesma diferença entre conhecer a nova empresa, e tornar-se parte dela. Os benefícios de um programa de Integração de Novos Funcionários são inúmeros, e vão desde a redução do tempo de autonomia na função e aculturamento, até a integração com outros sistemas de RH.
A integração de novos funcionários que pode causar uma boa impressão publicada em 06/06/2011
Tendo em mente que você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão, a sua empresa deve ter certeza absoluta de que as novas contratações se sentirão acolhidas, valorizadas e preparadas para o que está por vir. Os seguintes quatro pontos chave o ajudarão a obter de seus mais novos membros uma maior velociadade para que eles possam começar a contribuir para o sucesso o mais rapido possível. A familiaridade gera contentamento
Um amigo recém-casado em uma família grande ficou impressionado com o mar de novos rostos, nomes e relacionamentos. Para facilitar a sua transição, um tio bem intencionado preparou um conjunto de cartões, completos com fotos, nomes, cidades natais e as profissões.
Uma abordagem semelhante irá ajudar a familiarizar os novos contratados com a árvore familiar da empresa e poderá ajudar a evitar situações embaraçosas, como pedir a um estranho