Estudante
Operador de empilhadeira
A profissão exige perícia e atenção constante, pois o risco de acidentes é grande, tanto financeiro e material quanto físico para o operador e os demais colegas envolvidos na operação. O profissional deve ter bom conhecimento da máquina, e ser capaz de agir com rapidez e agilidade em qualquer circunstância crítica. Também deve zelar pela sua segurança pessoal, e das pessoas envolvidas durante o manuseio dos produtos.
Existem diversos tipos e modelos, de empilhadeiras tais como: elétricas, manuais, combustão e portuárias, Empilhadeiras com motor elétrico e com motor de combustão.
Validade do cartão de identificação: O cartão terá a validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador. Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho e se portar um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível. Ao lado um exemplo de um Cartão de Identificação.
Requisitos para Qualificar um Operador: O operador de empilhadeira precisa ser aprovado num curso específico para a função. São feitas provas teóricas e praticas ministrada por instrutores qualificados. Além do treinamento, o operador deve estar apto, física e psicologicamente, para este tipo de operação.
Carga Horária do Curso: Não existe uma carga horária legalmente definida para este tipo de curso, considera-se 20 (vinte) horas um tempo adequado para que os aspectos teóricos e práticos sejam apresentados pelo instrutor.
Reciclagem: A reciclagem anual do curso durante o período de renovação do exame médico é um aspecto preventivo importante, embora a NR 11 não mencione esta obrigatoriedade. Tem como objetivo maior, reunir os operadores para corrigir erros e vícios operacionais, conhecendo novas e importantes informações sobre as atividades. Fazer uma reavaliação individual.
CNH