Estudante
|
Ohmímetro: Princípio de funcionamento
O que é um Ohmímetro?
Um Ohmímetro é um instrumento de medida elétrica por leitura direita que mede a oposição á passagem da corrente elétrica.
O modelo original de um ohmímetro provém de uma pequena bateria que aplica uma tensão á resistência, é usado um microamperimetro (μA) para medir a corrente elétrica através da resistência. A escala do microamperimetro é marcada em ohms.
Aplicações:
O Ohmímetro utiliza-se na medição de resistências e verificação de continuidade dos circuitos.
Princípio de Funcionamento:
Figura 1 - O princípio de funcionamento.
O microamperimetro mede a corrente que atravessa a resistência R, dado que para a mesma tensão da pilha a intensidade de corrente através da resistência é inversamente proporcional ao valor Óhmico da resistência que é traduzido pela lei de ohm em que: R=UI
Uma vez que o valor da resistência é dado em ohms não seria correto a escala do microamperimetro ser marcada em amperes logo é marcada em ohms (Ω).
Tendo em consideração a figura 2 podemos concluir que o valor da resistência mais pequena corresponde a um curto-circuito, ou seja R=0Ω, fazendo deslocar a agulha para a direita como se pode verificar na figura 2.1.
Podemos confirmar esta afirmação com a Lei de Ohm: Imax=UR→R=0 |
Figura 2 - Curto-circuito
|
Figura2.1
Tendo em consideração a figura 3 podemos concluir que o valor da resistência mais alta tem como indicação R= ∞ (infinito), logo não passa corrente em R tratando-se de um circuito aberto, logo a agulha do microamperimetro não se desloca, como se pode verificar na figura 3.1.
Podemos confirmar esta afirmação com a Lei de Ohm: I=UR→I=∞
|
Figura 3 – circuito aberto
|
Figura 3.1
Temos então para a resistência uma escala completa que vai de 0 a infinito (∞), mas