Estudante
1.0 Objetivo do experimento
Esse relatório foi fundamentado em experiências feitas no laboratório de Física do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) com o objetivo de compreender os conceitos básicos do movimento retilíneo e uniforme.
O principal objetivo do experimento é: * Caracterizar um movimento retilíneo e uniforme (MRU); * Calcular a velocidade de um móvel em (MRU); * Prever a posição futura a ser ocupada por um móvel que se desloque em (MRU); * Construir gráficos: Posição x Tempo; Velocidade x Tempo;
2.0 Fundamentação teórica
Denomina-se de MRU ao movimento em que o móvel percorre uma trajetória retilínea com uma velocidade constante e diferente de zero, de modo que o móvel percorra iguais variações de distâncias em iguais intervalos de tempo.
A grandeza física que indica quão rápido um móvel andou num dado percurso é denominada velocidade média (Vm) e é calculada pela expressão: Vm = ∆x /∆tem que ∆x representa a distância percorrida (espaço) e o ∆t o intervalo de tempo gasto para isso.
Para o movimento retilíneo uniforme define-se uma função horária, expressa por x=x0 + v.t em que x e x0 representam a posição final e inicial ocupadas respectivamente pelo móvel.
Quando um corpo se desloca com velocidade constante, ao longo de uma linha reta, dizemos que ele realizou um movimento retilíneo uniforme, e a palavra uniforme indica que o valor da velocidade permanece constante. Também é necessário definirmos dois termos que perecem iguais, mas não são, deslocamento e distância percorrida.
Deslocamento é a posição final subtraída da posição inicial; Distância percorrida é quanto o corpo andou e a velocidade média é calculada dividindo-se a distância percorrida pelo tempo gasto para percorrê-la.
O movimento retilíneo e uniforme tem as seguintes características: * velocidade constante, daí o termo uniforme; * distâncias iguais