Estudante
ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
DEPOIS DO MOVIMENTO MODERNO
JANEIRO l 2013 1- O QUE REPRESENTOU PARA A ARQUITETURA A EXPOSIÇÃO REALIZADA NO MOMA, SOB A CURADORIA DE RUSSELL HITCHCOCK E PHILIP JOHNSON EM 1932?
A maior expressão da expansão de uma ortodoxia formalista de âmbito internacional. Era composta por fotos e plantas de aproximadamente setenta obras europeias e norte-americanas que demonstravam a força do estilo moderno internacional. Nas mãos de Hitchcock e Johnson essas plantas deram a ideia do estilo, dos padrões de linguagem definidos, da concepção da história e progresso do estilo moderno.
A exposição pretendia estabelecer um cânon: uma determinada arquitetura cúbica, lisa, de fachadas brancas ou revestida de metal e vidro, com propostas funcionais e simples.
2- QUAIS AS TRÊS IDEIAS QUE NORTEARAM OS PRINCÍPIOS MODERNISTAS?
A primeira seria ter a arquitetura como volume, como jogo dinâmico de planos mais do que como massa; a segunda era o predomínio da regularidade na composição, substituindo a simetria axial acadêmica; por fim a terceira trazia o cânone da ausência de decoração, que surge da perfeição técnica e expressividade do edifício a partir do detalhe arquitetônico e construtivo.
3- QUAIS OS CATALISADORES PARA O SURGIMENTO DO ESTILO INTERNACIONAL?
A política cultural norte-americana, que a partir dos anos 30 tentará controlar o mundo da produção cultural e artística. A comunicação entre a Europa e a América do Norte, que importava as contribuições europeias, mas enfatizando seus aspectos formais e diluindo suas características mais revolucionárias, por outro lado, exportando novas correntes artísticas genuinamente norte-americanas.
4- PORQUE MONTANER DISCORDA DE ESTILO E DEFENDE A IDEIA DE MÉTODO? EXEMPLIFIQUE.
Porque ao entender por Movimento Moderno a corrente internacional que parte das vanguardas europeias, ele trata de separar as vanguardas no recorte temporal de 1919 a 1930, e o Movimento