Estudante
Determinar as intensidades da corrente num circuito
Determinar a diferença de potencial nos extremos de um resistor
Introdução
O comportamento dos circuitos elétricos é governado por duas leis básicas chamadas Leis de Kirchhoff, as quais derivam diretamente das leis de conservação de carga e da energia existentes no circuito. Elas estabelecem relações entre as tensões e correntes entre os diversos elementos dos circuitos, servindo assim como base para o equacionamento matemático dos circuitos elétricos. E no seguinte relatório iremos nos basear das leis de Kirchhoff para alcançar os objetivos acima citados.
Resumo teórico
Ramo: é a representação de um único componente conectado entre dois nós, tal como um resistor ou uma fonte de tensão. Portanto, um ramo representa um elemento de dois terminais.
Nó: é o ponto de junção de um mais dos componentes básicos de um circuito (ramos). Quando um fio ideal conecta dois nós, os dois nós constituem um único nó.
Percurso fechado: é um caminho (fechado) formado por um nó de partida, passando por um conjunto de nós e retornando ao nó de partida, sem passar por qualquer nó mais de uma vez. Um percurso fechado é dito independente quando ele contém um ramo que não pertence a nenhum outro caminho fechado;
Malha: é um caminho fechado que não contém outro caminho fechado dentro dele. Trata-se, portanto, de um caso especial de caminho fechado. O caminho fechado mais externo do circuito é denominado de malha externa e inclui todos os elementos do circuito no seu interior. As demais malhas são também denominadas de malhas internas. O número de malhas e nós de um circuito depende da topologia do mesmo. Existe, no entanto, uma relação entre o número de malhas, ramos e nós do circuito dada pela seguinte equação,
Onde: m - número de malhas n - número de nós b - número de ramos
Conexão série: