estudante
BIODIVERSIDADE
Clima
Inverno
Verão
Solo
Vegetação
A mata das araucárias tem três tipos de vegetação.
Arbóreo: A árvore Pinheiro do Paraná ou Araucária.
Arbustivo: na Mata das Araucárias a vegetação arbustiva predominante é a Samambaia.
Herbáceo: é constituída por gramíneas.
Relações do clima com o solo e vegetação
o clima subtropical está associado às médias altitudes, entre800 e 1300 metros. A floresta de araucária é homogênea, e tem grande aproveitamento de madeira e erva-mate.
Sua condição de arbórea, geralmente com mais de 30 m de altura, condiz a um solo profundo. A região das araucárias encontra-se no planalto meridional onde a altitude pode variar de 500 metros até cerca de 1.200 m. Isso evidencia um clima subtropical em toda sua extensão que mantém uma boa relação com a precipitação existente nesse domínio, variando de 1.200 a 1.800 mm. O solo é formado principalmente por terras brunas e solos litólicos. Com estas características, o solo detém uma alta potencialidade agrícola.
Fauna
Flora
Causas e Consequências do
Desaparecimento da Fauna e da
Flora
Uma característica comum nos pinheiros e que foi um dos fatores a contribuir para a quase extinção da espécie é a “alelopatia”, ou, a tendência que essas plantas têm de inibir o crescimento de outras plantas próximas a elas facilitando sua extração.
Outro fator que contribuiu para a exploração da araucária foi o fato de ela se encontrar quase que totalmente em regiões de solo muito fértil, fazendo com que a Araucária fosse suprimida, na maior parte da região onde incide, para o plantio de monoculturas e pastoreio.
Assim como outras formações florestais do Brasil, a Mata dos Pinhais encontra-se em processo de degradação. Nas últimas décadas sua extensão diminuiu significativamente. Este processo ocorre em função do corte ilegal de árvores, que são destinadas a produção de madeira