estudante
Disciplina: Psicologia do Trabalho
A Psicologia do Trabalho e Organizacional tem como finalidade estudar o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, afim de orientar as organizações para evitarem possíveis problemas de saúde. Esse tipo de prática tem se mostrado cada vez mais necessária, tendo em vista que vivemos em tempos onde as empresas e o mercado exigem cada vez mais produtividade e se espera muito dos funcionários, os mesmos acabam sofrendo grande pressão psicológica e até mesmo esgotamento físico e mental, isso sem dúvidas acarreta prejuízos à saúde.
Existem outras situações, nas quais podem vir a ser conveniente a aplicação desse tipo de psicologia, como por exemplo no momento de seleção e ambientação de novos colaboradores, acompanhamento no desenvolvimento de cada indivíduo no decorrer de sua carreira na empresa, treinamentos de gestores e chefias e até mesmo na área de marketing pode ser de grande utilidade.
Nesses casos a psicologia pode e deve ser aplicada, sua intervenção através de medidas e estratégias como a criação de áreas de laser, massagens, intervalos, treinamentos específicos, podem evitar muitos problemas como o estresse, desmotivação, conflitos internos e externos, ansiedade, fadiga, depressão, entre outros.
A Psicologia da Saúde também pode ser uma aliada das organizações, já que sua aplicação também pode estar ligada a prevenir e tratar os mesmos sintomas e doenças citados anteriormente. Ela aborda fatores que são essências para promover um estado de bem estar e saúde plena como: a alimentação, o laser, a prática de exercícios, o prazer de viver e etc.
Já a Psicologia da Educação, tem como objetivo melhorar a aprendizagem e educação através de sua aplicação. Considera aspectos individuais físicos, mentais, emocionais e sociais, em busca de identificar as dificuldades e assim solucioná-las. Essa prática pode ser usada na área da educação para ajudar os professores a compreender o comportamento