estudante
português — 12.º ano
Texto expositivo-argumentativo
Alguns exemplos
I.
Tendo como ponto de partida o seu conhecimento do mundo contemporâneo, elabore um texto bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas palavras, no qual vai apresentar uma reflexão sobre o tema abaixo indicado. Para fundamentar o seu ponto de vista, recorra, no mínimo, a dois argumentos, ilustrando cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.
TEMA
- A importância da defesa dos Direitos Humanos, num Mundo que continua assolado por guerras e conflitos de natureza diversa.
1º Introdução
Parágrafo inicial, no qual se apresenta o tema.
Ex: O conceito de Direitos Humanos é hoje aceite pela maioria das nações representadas pela ONU, no entanto, são muitas as situações e os países em que esses direitos são ignorados. É por isso que a defesa incondicional dos Direitos Humanos deve continuar a ser uma prioridade de todos.
2º Desenvolvimento
Explicitação / explicação dos aspetos apresentados na introdução, com recurso a exemplos de conhecimento pessoal / cultura geral.
. Começar com um conector – A verdade é que, Na verdade, De facto, Deste modo, Assim…
Ex: De facto, a Revolução Francesa trouxe à Humanidade a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e, a partir de então, os ideais aí contidos não têm parado de se expandir e aperfeiçoar. A 10 de dezembro de 1948, a recém-constituída Assembleia Geral da ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Hoje, a maioria dos países rege-se por Constituições que os consagram, levando-nos a pensar que podemos tomá-los por adquiridos, nada tendo de fazer para os preservar. É assim que, sem que nos apercebamos, começam a crescer, mesmo ao nosso lado, casos gritantes de injustiça, de desigualdade, de exploração que nos acordam para uma realidade em que não queríamos acreditar. Quantas vezes, no quotidiano, nos deparámos com situações destas? Por