Estudante
* Introdução
A visita técnica realizada no dia 07/03/2013, no edifício Delman Empresarial localizado na Rua Desembargador Almeida Guimarães, no bairro da Pajuçara, em frente ao DNIT, teve como objetivo demonstrar na pratica como ocorre uma sondagem SPT, quais os principais problemas, quais os procedimentos que devem ser seguidos na ordem correta e como profissionais treinados executam o trabalho. * Desenvolvimento
A sondagem SPT é o processo mais utilizado na construção civil de exploração e reconhecimento do subsolo, determinando os tipos de solos em suas respectivas profundidades, o nível da água e os índices de resistência à penetração a cada metro. Com a verificação de todo o teste é possível iniciar o projeto de fundação do edifício.
Na visita realizada, todo o equipamento já estava pronto e sendo utilizado para determinar a resistência do solo a 10 metros de profundidade. Primeiramente o solo foi cavado 1 metro (de 9 metros para 10 metros) com uma cavadeira para areia que foi colocada na ponta do tubo, tubo esse que é acoplado a um motor que fica bombeando água para dentro do furo facilitando a escavação.
Após ter cavado um metro os funcionários retiram todo o tubo e trocam o cavador pelo amostrador-padrão e colocam de volta no buraco ate ser apoiado ao fundo, quando posicionado é colocado a cabeça de bater e é feita uma marca 75cm acima da entrada do tubo na qual servirá para marcar a altura na qual o martelo de 65kg cairá livremente sobre o amostrador. Estando tudo pronto há um primeiro golpe que serve para cravar o amostrador no solo e após esse golpe é feita 3 marcas com distancias de 15cm que servirá para saber quantos golpes o martelo terá de fazer para que a amostra desça 15 cm, essa quantidade e anotada e posteriormente servirá para determinar a resistência do solo.
Na sondagem feita na obra o primeiro golpe desceu 15cm e o segundo 30cm mostrando que o solo praticamente não tinha resistência.