Estudante
Nicolau Maquiavel nasceu na cidade de Florença (Itália) em 3 de maio de 1469 e morreu aos 58 anos de idade na mesma cidade em que nasceu, em 21 de junho de 1527. Foi o terceiro de quatro filhos. Desde pequeno, Maquiavel se dedicou aos estudos. Aos sete anos de idade, começou a aprender matemática e latim. Logo depois, estudou a língua grega antiga.
A família de Nicolau Maquiavel era de origem Toscana e participou dos cargos públicos por mais de três séculos. Seus pais chamavam-se Bernardo Maquiavel e Bartolomea Nelli. Bernardo era jurista e tesoureiro de uma província italiana chamada Marca de Ancona. A mãe era próxima da nobre família de Florença, pouco se conhece da biografia de Maquiavel antes de entrar para a vida pública. Tornou-se um historiador, diplomata, poeta, músico, filósofo e político italiano. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici. Sua educação, porém, foi fraca quando comparada com a de outros humanistas, devido aos poucos recursos de sua família.
Em 1494, aos 24 anos, Nicolau Maquiavel foi secretário da República de Florença (cidade onde nasceu) e copista do professor de literatura Marcelo Virgílio Adriani.
Com 29 anos, foi estabelecido como chanceler na Segunda Chancelaria e depois nomeado secretário dos Dez Magistrados da liberdade e da paz. Nicolau permaneceu nesse cargo por mais de quatorze anos. Durante esse período, cuidou de vinte e três missões no exterior.
Não se sabe ao certo o que teria levado à escolha de Maquiavel para a chancelaria em 19 de junho de 1498. Alguns autores afirmam que ele teria trabalhado aí como auxiliar em 1494 ou 1495. Outros preferem atribuir a sua entrada à escolha de um antigo professor seu, Marcelo Virgílio Adriani, o qual ele teria conhecido em aulas na Universidade Pública de Florença e naquele momento era Secretário da Primeira Chancelaria.
A biografia de Maquiavel tem um acontecimento importante em 1501: seu casamento com Marietta di Luigi Corsim. Essa relação