estudante
Camila Prates Ferreira de Carvalho, Helio Ricardo Silva, Artur Pantoja Marques, Unesp, Ilha Solteira, Agronomia, camilaprates1@yahoo.com.br, PROEX.
Palavras Chave: geotecnologias, celulose, conservação ambiental.
Introdução
Com a instalação das empresas FIBRIA e ELDORADO, Três Lagoas (MS) tornou-se a metrópole global da celulose. Assim a expansão da eucaliptocultura vem se transformando rapidamente a região de influência das Usinas Hidrelétricas do Complexo de Urubupunga, considerado o sexto complexo hidrelétrico mais importante do planeta. Informações culturais e edafoclimática são de suma importância para o planejamento dos tratos culturais e também o monitoramento preventivo de queimadas que viabilizará a expansão sustentável desta atividade.
Com recursos das geotecnologias o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) tem sido utilizado para a obtenção de dados sobre a localização e as fenofases desta cultura.
Objetivos
Localizar na área de estudo a cultura de eucalipto e identificar as suas fenofases utilizando o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI).
Material e Métodos
A área de estudo está localizada no entorno das industrias de celulose que foram instaladas no município de Três Lagoas (MS).
Foram adquiridas 9 imagens do satélite Landsat 8 no site Earth Explorer. Com os softwares SPRING e ArcGis, foi elaborado o mosaico das imagens. Usando como referência o limite do município de Três Lagoas, foi delimitado um perímetro com raio de 120 km que abrangia áreas localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em seguida no mosaico das imagens do Landsat/8 foi realizado o recorte desta área.
Com as bandas vermelho (4) e infravermelho próximo (5) foi gerado o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) para a identificação da cultura de eucalipto dentro da área de estudo. Posteriormente utilizando as