estudante
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Lívia Luciany Modesto Andrade
1.INTRODUÇÃO
Devido a escassez de recursos o agricultor na região semiárida, por muitos anos, teve dificuldades e inúmeros prejuízos devido a falta de conhecimento, pois antes o que era entendido como um problema ambiental, na verdade tratava-se de utilização correta e armazenamento dos recursos disponíveis. Organizações não governamentais em parceria com outras instituições estaduais e federais, puderam transformar essa realidade através de estudos e promovendo a capacitação dos pequenos produtores.
O Vale do São Francisco é um verdadeiro exemplo de como iniciativas adequadas podem provocar um grande desenvolvimento econômico. Após a projeto de irrigação foi possível trazer a região uma outra realidade e a prova é a velocidade do qual os polos de Juazeiro e Petrolina vem progredindo a cada dia.
Durante o decorrer do trabalho, estudaremos como a Onganização CHAPADA - Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe – atua como agente transformador na vida dos pequenos agricultores na região do Araripe.
2.METODOLOGIA
Para realização e desenvolvimento desse artigo, foi utilizada pesquisa qualitativa. A coleta e análise dos dados foram feitas por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de visitas técnicas e materiais publicados, trabalhados durante a disciplina de Núcleo Temático em Gestão e Desenvolvimento na Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF.
3.O CASO ESTUDADO
O Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe – CHAPADA, foi fundada em 1994 por agricultores e técnicos do município de Araripina-PE. Trata-se de uma instituição afiliada a Associação Brasileira de organizações não governamentais – ABONG. O CHAPADA atua na região da Chapada do Araripe e na Região do Médio São Francisco, no estado de Pernambuco, com a finalidade de desenvolver a economia rural e recuperação