estudante
A fotossíntese é o processo físico-químico pelo qual determinados organismos usam energia luminosa para sintetizar compostos orgânicos. Plantas, algas e certos tipos de bactérias podem realizar fotossíntese, e esta resulta na liberação de oxigênio para a atmosfera, enquanto o gás carbônico é removido e usado na síntese de carboidratos. Este processo é, na verdade, composto por uma cadeia de reações de óxido-redução que pode ser resumida através da reação:
n CO2 + n H2O + energia luminosa → CnH2nOn + n O2
Desse modo, os seres fotossintetizantes convertem gás carbônico e água em matéria orgânica (carboidratos) e oxigênio. Este processo pode ser dividido em duas séries de reações. A primeira depende da absorção de luz e compreende a divisão da molécula de água e a produção de oxigênio e compostos armazenadores de energia, entre eles o ATP (trifosfato de adenosina) e o NADPH. Na etapa seguinte, estes compostos são usados para produzir carboidratos, proteínas e lipídios a partir do gás carbônico atmosférico. O sol fornece a radiação utilizada pelas plantas na fotossíntese. Este processo é vital para o homem e os animais, que consomem o oxigênio produzido fotossinteticamente. No entanto, a característica fundamental da fotossíntese não é a liberação de oxigênio, e sim a produção de energia química pelas plantas, enquanto os demais seres vivos a convertem em outras formas de energia (calor, energia mecânica etc). A principal característica da energia química é justamente sua estabilidade: plantas armazenam energia sob a forma de compostos químicos - os combustíveis fósseis - que podem ser conservados por milhões de anos.
O objetivo deste trabalho é abordar os fenômenos biofísicos da fotossíntese nos vegetais, observando assim os fatores que podem influenciar neste processo.
Desenvolvimento
Todo o processo da fotossíntese ocorre dentro dos cloroplastos, organelas vegetais que possuem duas membranas: uma externa semipermeável e outra interna