estudante
Providências Iniciais
I – Antes de Iniciarmos os Anteprojetos, Projetos, etc.. II – Antes do Início da Obra, propriamente dita.
I – Antes da Elaboração dos Projetos
A – Vistoria de campo
A1 – Visita ao Terreno: Como o projeto deverá ser elaborado para um determinado terreno, a visita ao local onde se pretende executar a obra, com a finalidade de confirmar as medidas planialtimétricas que constam da escritura do lote, é de extrema importância. Portanto, deve-se:
a) Confirmar Medidas do terreno: Verificar se as medidas indicadas na escritura de compra e venda conferem com as reais medidas do terreno.
b) Levantamento altimétrico do terreno: É importante para um melhor aproveitamento do terreno que o projetista conheça as diferenças de níveis existentes.
A.2 - Orientação do Terreno com respeito à linha N-S magnética: Importante para o posicionamento da construção, adequando ao gráfico de insolação (Obtido através de bússola ou de plantas da cidade)
A.3 - Situação do Lote em relação à quadra em que se encontra: - Distâncias e largura das ruas, principalmente a rua frontal ao lote; - Nomes das ruas; - Número das construções vizinhas; - Registrar a existência ou não de posteamento de energia (baixa e alta) iluminação.
A.4 - Situação Da infra-estrutura da quadra em que se encontra o lote: - Existência ou não de rede de água; - Existência ou não de rede de esgoto; - Existência ou não de cabos telefônicos; - Registrar a existência de poços de água e fossas na vizinhança, inclusive suas distâncias até o terreno; - Registrar a situação da via de acesso.
B – Visita aos Órgãos Públicos
B.1 - Consulta à Prefeitura Local: Cabe à prefeitura, através do Código de Posturas do Município, como também através do Código de Obras, planificar as Zonas de Construção impondo as restrições quanto ao aproveitamento dos lotes, em cada uma dessas zonas.
B.2 - As restrições mais comuns