Estudante
CAPÍTULO 21
QUEIMADURAS E EMERGÊNCIAS PRODUZIDAS POR FRIO AMBIENTAL
1. Anatomia e Fisiologia da Pele
A pele não é simplesmente um tecido; vem a ser o maior órgão do corpo humano, possuindo várias funções. Compõe-se de duas camadas: epiderme e derme. Abaixo da pele situa-se o tecido subcutâneo. A pele reveste toda a superfície externa do organismo.
Os orifícios corporais (boca, narinas, ânus, uretra e vagina) são revestidos por membranas mucosas, semelhantes à pele, que produzem uma secreção aquosa chamada muco.
As membranas mucosas também revestem internamente as vias aéreas e o tubo digestivo.
Fig. 21.1 - Camadas da pele e suas estruturas.
1.1. Epiderme
Camada mais externa, composta de várias camadas de células destituídas de vasos sangüíneos. Sua espessura varia de acordo com a região do corpo, sendo mais espessa em áreas sujeitas a pressão ou atrito, como a planta dos pés e palma das mãos.
Impermeável à água, funciona como uma barreira protetora contra o meio ambiente. Esta camada é constantemente renovada pela descamação das células mais superficiais e geração de novas na sua camada mais profunda.
- 280 -
Manual do Atendimento Pré-Hospitalar – SIATE /CBPR
1.2. Derme
Camada mais interna, contém os vasos sangüíneos, os folículos pilosos, as glândulas sudoríparas, as glândulas sebáceas e as terminações nervosas especializadas.
1.3. Tecido Subcutâneo
Camada situada logo abaixo da derme, uma combinação de tecido fibroso, elástico e gorduroso. Sua espessura varia de acordo com a região do corpo e de indivíduo para indivíduo.
1.4. Principais Funções da Pele
Proteção contra elementos ambientais: funciona como barreira protetora contra agentes físicos (calor, frio, radiações), químicos (água e várias outras substâncias) e biológicos (microorganismos).
●
Regulação da temperatura corporal pela vasodiltação ou vasoconstrição dos vasos da derme. Em ambientes frios, os vasos se