estudante
Introdução: A doença de Chagas é uma doença infecciosa endêmica, de grande importância no Brasil. Seu acometimento cardíaco acarreta em várias complicações, sendo uma das principais causas de morte pela doença.
Objetivo: Investigar se o uso de Carvedilol juntamente com as Vitaminas E e C aumenta o efeito antioxidante destas na diminuição do estresse oxidativo e inflamatório presentes no sangue dos pacientes com Cardiopatia Chagásica Crônica (CCC).
Métodos: Foram selecionados 42 pacientes com CCC, separados em 4 grupos: 10 no grupo IA ( sem envolvimento do coração), 20 no grupo IB (pequeno envolvimento cardíaco), 8 no grupo II (moderado envolvimento cardíaco) e 4 no grupo III (grave envolvimento cardíaco). Foram feitas análises sanguíneas em um período de 6 meses antes e 6 meses depois do tratamento com Carvedilol a fim de medir o estresse oxidativo. Durante mais 6 meses, após intervalo, foi feita terapia combinada de Carvedilol com Vitaminas E e C para mensurar novamente o estresse oxidativo no sangue dos pacientes.
Resultados: Durante tratamento com Carvedilol isolado, todos os grupos apresentaram reduções significativas dos níveis de proteínas carboniladas e glutationa. Nos grupos menos acometidos (IA e IB) os níveis de óxido nítrico e a atividade da adenosina aumentaram e as enzimas antioxidantes tiveram sua atividade diminuída. Já com a adição das Vitaminas E e C ao Carvedilol, não houve redução das proteínas carboniladas, da glutationa e das enzimas antioxidantes.
Conclusão: Após o tratamento, tanto com Carvedilol isolado quanto com Carvedilol associado à vitaminas antioxidantes, foi identificada uma significativa diminuição do estresse oxidativo dos pacientes com CCC. Portanto, os dois métodos se mostraram eficazes, porém mais acentuado com a terapia associada de Carvedilol e Vitaminas.
BUDNI, P.et.al. O carvedilol potencializa o