Estudante
O estabelecimento de relações comerciais justas tornou-se igualmente uma das principais preocupações de várias organizações internacionais, entre as quais as Nações Unidas, porque as regras que pautam os relacionamentos, económicos entre os povos serão em grande parte responsáveis pelas suas reais possibilidades de integração na comunidade global. O debate sobre o que ocorre no âmbito do comércio internacional hoje faz parte de nosso quotidiano. Os impactos do comércio internacional sobre o crescimento económico, a distribuição de renda e a pobreza constituem, como é bem sabido, matéria controversa. Embora diversos argumentos teóricos sugiram que o comércio tende a ter efeitos favoráveis sobre as variáveis mencionadas, promovendo o crescimento e reduzindo a desigualdade e a pobreza, a evidência empírica a esse respeito é, até certo ponto, ambígua.
Portanto, dentro desse trabalho abordar-se-á sobre o Comércio Internacional, Conceito de Comércio Internacional, o Crescimento do Comércio Internacional, a repartição das trocas Comerciais e como se não bastasse falaremos também do domínio e o controlo dos circuitos comerciais pelas sociedades industrializadas
“COMÉRCIO INTERNACIONAL”
1.1. Conceito de Comércio Internacional
O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande percentagem do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade (ver rota da seda), mas a sua importância económica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenómeno da globalização.
O comércio internacional é uma disciplina da teoria económica, que, juntamente com o