Estudante
1. Acesso a alimentos saudáveis para todos;
- Nem toda população tem acesso a uma alimentação em quantidade e qualidade para manter-se de forma saudável. Por que isso ocorre, mesmo o Brasil tendo uma grande área cultivável e diversos climas, que possibilitam diversas culturas?
- Muitas pessoas de classe média ou até alta, mantém sua alimentação fora dos padrões adequados para sua saúde, apesar de ter acesso a alimentos mais saudáveis. Por quê?
- No Brasil, contamos com a SESAN (Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional). Quais medidas ela oferece aos brasileiros que não têm acesso a uma alimentação ideal? Essas medidas estão realmente resolvendo o problema, fornecendo acesso a alimentos nutritivos em quantidade suficiente?
2. Produção sustentável de alimentos;
- Existem diversas alternativas de fertilizantes e pesticidas que não prejudicam o solo e o alimento. Por que muitos produtores ainda os utilizam, apesar de saberem dos malefícios por eles causados? Como podemos incentivar estes produtores a adotarem práticas mais sustentáveis?
- O bioma próprio de nosso estado, o pampa, está sendo cada vez mais devastado e substituído por lavouras. Que medidas podem ser tomadas para auxiliar em sua preservação?
- Os alimentos orgânicos são indiscutivelmente melhores para a saúde, porém são inacessíveis para parte da população. Que medidas podem ser tomadas para reduzir o custo desses produtos sem tirar as vantagens e o lucro que os produtores de tais alimentos têm?
3. Inovações na conservação e aproveitamento integral dos alimentos;
- A agricultura familiar pode ser a solução de diversos problemas em relação ao desperdício, armazenamento e conservação dos alimentos, principalmente das hortaliças. Como podemos incentivar esses agricultores e aproximar cada vez mais a agricultura familiar do centro de distribuição e consumo (cidade)?
- A coleta domiciliar de resíduos orgânicos para produção de adubo orgânico