Estudante
Trabalho de Geografia
Japão e Oceania
IEREMIES - 27 - 903
30/10/2014
QUESTÃO 1
Depois do Xogunato, o Japão viveu a Era Meiji que trouxe grande desenvolvimento e evoluções importantes como:
Reestruturação das forças armadas
Transferência da capital (Kyoto para Tókio)
Adoção da moeda Iene
Formação dos conglomerados (empresas familiares) o que depois dará inicio as transnacionais
Fim das formações feudais
Com isso se desenvolveu uma necessidade de matérias primas, o que levou ao Japão fazer invasões contra seus vizinhos na 2ª Guerra Mundial. Dela ele saiu bem abalado e os EUA, se aproveitando para entrar ideologicamente no Japão, desenvolveram programas de reconstrução do Japão que ocasionou no 2º milagre japonês. Esse teve como características:
Redução com gastos militares
Lei de anti monopólio
Investimentos dos EUA
Mao de obra numerosa e barata
Modernização do meio rural
QUESTÃO 2
A população japonesa possui um alto IDH devido ao governo conceder bons padrões de vida a sua população. Além de ter uma baixa taxa de natalidade e, também baixa, taxa de mortalidade. Altos índices educacionais muito elevados. Devido o controle de imigrantes, a população japonesa continua sendo formada, em sua grande maioria, por japoneses o que contribui para que sua cultura não morra.
QUESTÃO 3
Toyotismo é o modelo japonês de produção, criado pelo japonês Taiichi Ohno e implantado nas fábricas de automóvel Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o novo modelo era ideal para o cenário japonês, ou seja, um mercado menor, bem diferente dos mercados americano e europeu, que utilizavam os modelos de produção Fordista e Taylorista.
As principais características do modelo toyotista são:
Flexibilização da produção – produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo.
Automatização – utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias